- Ano: 2010
-
Fotografias:Carles Muro + Charmaine Lay
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa se organiza em um retângulo de aproximadamente 30x50 metros localizado na parte mais alta do edifício. Em uma de suas arestas está a entrada principal e um pequeno espaço público, antes de entrar no edifício.
No interior do edifício estão: a área de cuidados contínuos, de educação em saúde, de cuidados e, por meio de um acesso restrito, o núcleo que leva às áreas pessoal e de serviços.
A área de apoio, que constitui o núcleo dorsal da atividade de um centro de saúde, é organizada em grupos de quatro consultórios para conseguir uma máxima fragmentação das salas de espera. Um pátio acompanha cada sala de espera, garantindo a presença de luz natural e o uso das cores oferece diferença e identidade a estas salas.Todos os espaços, com exceção de banheiros, têm luz natural.
As áreas pessoais estão localizadas, usando o declive do terreno, em um piso inferior aberto para uma varanda e um pequeno jardim privado. Os pátios do piso superior se convertem em clarabóias que iluminam o corredor para as diversas dependências.
Foram utilizados dois tipos de tijolos de cor preta para revestir o exterior do edifício: esmaltados brilhantes nas zonas mais próximas do chão e de vidro fosco nas áreas mais altas. Dependendo da orientação e da hora do dia, a diferença entre os dois revestimentos desaparecem ou ressaltam, oferecendo um jogo de reflexos e sombras. Este revestimento opaco se contrasta com a luminosidade dos espaços internos.